maquiagens

Lápis
O traço superior deve começar bem fino, no canto interno do olho, e ir engrossando em direção ao canto externo. Deve terminar no limite do olho. 
A linha inferior deverá ser mais fina e traçada bem rente aos cílios. O lápis pode ser substituído pelo delineador somente para o traço superior. 
Dica:
não faça os traços de uma só vez. Prefira tracinhos leves e curtos, unindo-os depois.
Sombra: a escolha depende do formato do olho
Sombras claras projetam os olhos para frente, enquanto as escuras, ao contrário, dão profundidade ao olhar. 
Para pálpebras escuras, aplique um corretivo antes de tudo. A base e o pó vão servir para uniformizar a pálpebra "corrigida" e o resto do rosto. 
A sombra deve ser aplicada e esfumada próxima ao contorno do lápis. 
Antes de aplicar uma sombra, coloque um pouco de pó facial abaixo dos olhos. Caso caia sombra no rosto, ficará fácil de retirar tudo com um pincel limpo. 
Deixe os tons mais coloridos para serem usados à noite. 
As cintilantes compõem melhor o look de mulheres mais jovens. As mais maduras devem evitá-las, pois o brilho acentua as linhas finas e as rugas. Dica: a sombra não deve ultrapassar a linha imaginária que se forma ligando os limites do canto externo do olho e da sobrancelha.Máscara para cílios ou rímel
Aplique rímel nos cílios superiores com movimentos de rotação para cima, e nos cílios inferiores, para baixo. Prefira o rímel do mesmo tom do lápis ou do delineador que estiver usando. O preto é o coringa: completa qualquer combinação de maquiagem para os olhos. 
Espere secar a primeira camada e replique o rímel, porém, somente nos cílios superiores. 
Antes de secar, procure piscar levemente para não borrar. 
Se os cílios ficarem grudados, use o pentinho (específico para maquiagem) para desgrudá-los, apenas quando o rímel estiver seco. Dica: diante do espelho, incline a cabeça para trás. Colocando o dedo médio logo abaixo da sobrancelha, puxe levemente a pálpebra para cima e aplique o rímel. Isso deixa o olho firme. Para evitar borrões na pálpebra inferior, coloque um lápis abaixo dos cílios antes de aplicar o rímel.
Delineador
Aplique o delineador junto aos cílios superiores. O traço deve começar fino no canto interno e engrossar em direção ao canto externo, onde deve terminar. Dica: quanto mais inclinado estiver o pincel, mais grosso sairá o traço. Posicione o pincel na vertical para obter uma linha fina.
Dica final para os olhos: com um cotonete seco e limpo, limpe o excesso de sombra que fica além do canto externo e interno. Dê um toque especial utilizando uma sombra bem clara (bege ou marfim) logo abaixo da sobrancelha (cerca de meio centímetro).